“Gentes d’aqui”

O MyMachine está implementado em Campo Maior neste ano letivo contribuindo para o reforço da sua identidade local, do seu património natural, humano, material e imaterial.
Os alunos dos 3 aos 12 anos, num total de 180 alunos foram desafiados a imaginar máquinas que ajudem a perpetuar os valores locais. Nesta fase de implementação contam com 2 máquinas em execução. O CEAN – Centro de Educação Alice Nabeiro conta com dois professores associados ao programa MyMachine. 

“ARCA- Cápsula do tempo”

Esta máquina conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Portalegre através da licenciatura em design multimédia, num total de 10 alunos e 2 professores, e com a empresa Toldiconfex para a criação da estrutura física da máquina. Esta máquina tem por finalidade permitir uma viagem no tempo ao utilizador, percorrendo a seu gosto o património de Campo Maior nas suas quatro dimensões (humano, natural, material e imaterial). Esta viagem possui diversas abordagens virtuais (auditivas, visuais e sensoriais), em redor do território geográfico em forma de maquete interativa.
Com recurso à imaginação das crianças e à tecnologia e competências digitais dos alunos e professores do Politécnico de Portalegre, será possível proporcionar uma experiência imersiva nos conteúdos, todos eles desenvolvidos no CEAN pelos alunos no âmbito do projeto educativo “Gentes d’aqui”.

Este projeto é desenvolvido pelo clube Ciência Viva do CEAN cujo coordenador é Carlos Pepê. Os nossos alunos realizaram a apresentação do desenho aos parceiros na reunião de projeto, realizaram visitas técnicas, partilharam opiniões com os técnicos da Toldiconfex e promoveram melhorias na estrutura.

Estamos nesta fase a estudar todas as dinâmicas interativas que a máquina permitirá. 

“Há um sítio no mundo, onde as flores nunca murcham!”

Uma verdadeira obra interativa de arte urbana que eleva a expressão artística do povo de Campo Maior de transformar as suas ruas em jardins de papel. Contamos novamente com o Instituto Politécnico de Portalegre através da licenciatura em Design multimédia, com a Associação das Festas do Povo de Campo Maior, o Município de Campo Maior e a Empresa Toldiconfex. 

Esta máquina pretende criar a sensação de passear numa das nossas ruas floridas com uma experiência futurista e interativa. Será um desafio enorme pois queremos que o utilizador viaje nas sensações, sombras e cores de Campo Maior em plenas festas. A interatividade permitirá que a máquina explore as diversas sensações que as festas do povo nos transmitem. Está nesta fase em desenvolvimento a estrutura física e já foram realizadas visitas quer dos alunos do IPP e das diversas entidades parceiras ao CEAN. A possibilidades de interação estão em fase de estudo dependendo da orçamentação das mesmas.