Espaço MyMachine, Óbidos

 

O Espaço MyMachine é um núcleo transversal em áreas e pessoas, garantindo que trabalhamos com o melhor recurso que temos enquanto seres humanos: a criatividade.

No espaço MyMachine garantimos uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: Ideia, Design e Construção

A metodologia fará um cruzamento com a Agenda 2030, garantindo um conjunto de experiências para equacionarmos o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental. Estas experiências cruzam-se também com os objetivos e metas do desenvolvimento sustentável, promovendo dinâmicas que possam provocar pequenas alterações de comportamento como produtores e consumidores. 

A criação do Espaço MyMachine na Vila de Óbidos, reforça o programa no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, promove a divulgação a novos públicos escolares de outros concelhos, o encontro com novos parceiros e um trabalho com outros públicos, como os utentes da CerciPeniche.

Com a divulgação da agenda mensal do Espaço MyMachine e com a criação do plano de atividades educativas na Vila de Óbidos, recebemos escolas de outros concelhos e acolhemos famílias que participam, com frequência, nas atividades do Espaço MyMachine. 

Com esta dinâmica, tivemos 3931 participantes nas atividades do programa MyMachine, durante o ano letivo 2022/2023.

 

 

VEM DESENHAR E CONSTRUIR A TUA MÁQUINA DE SONHO

A atividade "Vem desenhar e construir a tua máquina de sonho" aglomera as três fases  (Ideia, Design e Construção) do programa MyMachine. 
Durante uma sessão de duas a quatro horas, os participantes são desafiados a idealizar, refletir, desenhar, estudar materiais e construir protótipos das suas máquinas de sonho. 
No final, cada participante é convidado a apresentar a sua ideia e máquina ao grupo.

MAPEAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS

"Mapear e solucionar problemas" é uma atividade que incentiva o trabalho de grupo e uma visão crítica para com o mundo que nos rodeia. 
Esta atividade de duas horas desenrola-se em quatro momentos; mapear problemas, selecionar em grupo o problema mais relevante, a idealização e desenho de uma máquina que possa solucionar esse problema e, por último, um momento de partilha onde as equipas apresentam a sua ideia para o resto do grupo e se gera uma discussão sobre o problema e a sua resolução.

VEM DESCOBRIR O QUE FAZEM AS NOSSAS MÁQUINAS

A atividade "Vem descobrir o que fazem as nossas máquinas" é momento de reflexão perfeito para ser partilhado em família. Esta atividade desafia os participantes a tentarem descobrir o nome e as funções das máquinas construídas nos anos letivos anteriores pelos alunos do nosso agrupamento de escolas.

ATIVIDADES FORA DA CAIXA

Tendo o programa MyMachine um espaço aberto ao público à sua disposição, é-nos dados a possibilidade de conceber e desenvolver atividades que vão ao encontro dos objetivos base do programa. 
Até à data, desenvolvemos atividades de encadernação criativa, fotografia analógica, animação, desenho e pintura de pernas para o ar, BD e livro d'artista, programação, entre muitas outras. Estas atividades vão sendo desenvolvidas aos sábados no Espaço MyMachine e também acompanham a dinâmica dos eventos dinamizados na Vila Óbidos.

FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS

Na primeira segunda-feira de cada mês, o Espaço MyMachine acolhe os mais de trinta animadores e atelieristas do Município Óbidos para desenvolver uma formação com cariz team-building. Um dos objetivos deste momento de partilha é dar uma formação continua à equipa de profissionais que trabalha nas 14 escolas no agrupamento de Escolas Josefa Óbidos.
Para além deste encontro mensal, acolhemos e desenvolvemos ações de formação para professores, profissionais e interessados na área da pedagogia nos festivais dinamizados na Vila de Óbidos, como é o caso do Fólio, Festival Literário de Óbidos. 

MYMACHINE SUMMER CAMP

Durante as férias de verão de 2023, o Espaço MyMachine decidiu dinamizar uma semana imersiva na metodologia das três etapas do programa MyMachine, dando assim a possibilidade que um grupo de 6 jovens desenvolvessem projetos connosco durante esse período de tempo.
É uma atividade que se irá repetir no futuro.
 

Testemunhos

 

" Quero viver neste espaço ! "  Vicente, aluno do 1º ano do C.E.B. do Município de Rio Maior.

 

" Os meus filhos adoram o Espaço MyMachine porque aqui não existe a palavra não ! " Gustaff, visitante ativo do Espaço MyMachine.

 

" Gostava que este espaço fosse a minha sala de aula ! " Carla B. professora do Município de Óbidos.

 

" Aqui encontramos atividades que não há em mais lado nenhum ! "  Ana e Nina, participantes das atividades do Espaço MyMachine.

 

" Os miúdos adoram as atividades e o lado destemido do MyMachine ! "  Catarina, animadora do Município de Óbidos.  

 

" Trago a minha filha porque as atividades que propõem são fora da caixa e ela acha o desafio importante para a sua pratica artística ! " Tânia, participante das atividades do Espaço MyMachine.

 

 

 

 

Morada

Largo São João de Deus
2500-001
Óbidos