smart
IMG_0515
IMG_0376

O projeto MyMachine Famalicão está em curso envolvendo centenas de alunos desde o 1º Ciclo até à Universidade. Em breve, serão apresentadas 7 máquinas sonhadas e desenhadas por 500 crianças do Concelho de Vila Nova de Famalicão que contaram com a ajuda de “designers” e “engenheiros” da Universidade Lusíada e dos “técnicos” de várias escolas profissionais, para a sua construção. 

Este é já um projeto consolidado e desejado por todos os intervenientes. Todos aguardam com expetativa o resultado final de como é possível materializar um sonho de uma criança. Está tudo a ser preparado para que, no próximo dia 28 de maio, todos possam conhecer as novas máquinas. Nesta data, o MyMachine Famalicão organizará a exposição final do projeto de 2019-2020.  

Este ano, as máquinas que estão já em construção incidem sobre problemas ambientais e no relaxamento de forma a acalmar corpo e mente. 

Recorde-se que o projeto MyMachine Famalicão mobiliza a comunidade escolar desde os primeiros anos de escolaridade até ao ensino profissional e universitário. O ano letivo inicia-se e com ele as crianças são desafiadas à reflexão sobre um problema e a projetar a solução para o resolver sob a forma de uma máquina. Em Vila Nova de Famalicão, este ano letivo, todos os alunos do 3º ano de escolaridade participaram nesta reflexão e cada aluno apresentou uma máquina desenhada. Depois, entre todos, turma a turma elegeram os sete melhores projetos, um por cada agrupamento de escolas do município. Nesta edição, os desenhos representam as escolas de EB Mões (AE D. Maria II), EB Dr. Nuno Simões (AE D. Sancho I), EB Landim (AE Camilo Castelo Branco), Centro Escolar Ribeirão (AE Ribeirão), EB Outiz (AE Gondifelos), EB Mogege (AE Padre Benjamim Salgado) e EB Ruivães (AE Pedome). 

Depois, os desenhos ganharam vida nas mãos dos alunos do curso de Design da Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão. 
No mês de dezembro, os professores representantes dos alunos dos Cursos Profissionais, parceiros do MyMachine Famalicão, reuniram-se na universidade para uma troca de ideias com os alunos do curso de design. 
No mês de janeiro, todos os alunos envolvidos deslocaram-se à Universidade Lusíada para avaliar e validar a evolução dos projetos. 

Mas os trabalhos ainda não terminaram, as ideias para a inauguração da exposição fervilham e começam agora a sua execução.