Vai ser inaugurado no próximo dia 11 de Novembro, às 14h30, o Espaço MyMachine Portugal, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), Largo de São João de Deus, na vila de Óbidos.

O espaço MyMachine a ser criado em Óbidos, pretende ser um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: Ideia, Design e Construção. A metodologia fará um cruzamento com a Agenda 2030, garantindo um conjunto de experiências para avaliar o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental.

Será criado um circuito para abranger diferentes faixas etárias, diferentes públicos e dinâmicas, com várias componentes. O circuito simulará uma viagem ao espaço, a Missão Terra, desafiando os visitantes a refletirem sobre alguns temas da atualidade, a repensarem no seu contributo para um planeta melhor.

O circuito será adotado para diferentes públicos (do pré-escolar ao ensino universitário), para técnicos de educação, docentes, não docentes, líderes e famílias. Um espaço de debate, partilha e construção de ideias e projetos para um futuro mais sustentável, mas também um núcleo imersivo, de desenvolvimento de competências.

Recorde-se que o Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest. A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

O programa foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, pela organização mundial Hundred, como uma das cem metodologias educativas mais inovadoras e com mais impacto no Mundo, numa avaliação executada por um comité científico composto por mais de cem investigadores e professores de 113 países que mapearam mais de três mil organizações do Mundo. Também é reconhecido mundialmente pelas Nações Unidas. Atualmente, o programa está a ser desenvolvido na Bélgica, Espanha, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Noruega, Croácia, Kosovo, México, África do Sul e Estados Unidos da América.

É um projeto singular porque envolve alunos desde o ensino básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas “máquinas”. Estas são pensadas na fase da “Ideia” para resolverem problemas do Mundo, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o Mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.

Em Portugal desde 2014, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o programa, através da OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, numa estratégia que tem permitido a conexão entre escolas, empresas, o Parque Tecnológico, o município, universidades e outras organizações.

Numa procura de alargar parcerias, garantindo uma comunicação transversal com as diversas etapas educativas, o MyMachine Óbidos estabeleceu parcerias com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, o Cenfim – Núcleo de Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor e o Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro.

Estas parcerias dão resposta ao desafio que o programa lança, anualmente, a todos os alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, para desenharem e selecionarem uma máquina para resolver um problema/desafio. Das dezenas de ideias concebidas pelas crianças, em conjunto com alunos da ESAD, é selecionado o desenho de uma máquina que nos meses seguintes é discutido por grupos de alunos da ESAD e das instituições educativas e formativas com nível secundário/profissional. O programa culmina com uma apresentação à comunidade educativa, das máquinas construídas e de todo o processo envolvente.

Neste momento, em Portugal, o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo Maior.

Texto e imagem retiradas do: https://obidosdiario.com/2022/11/04/inauguracao-do-espaco-mymachine-portugal-em-obidos/

Atividades realizadas durante o festival Fólio 2022