No dia 16 de Novembro, recebemos dois grupos de alunos do programa ERASMUS+, de três países diferentes; Portugal, Polónia e Roménia.
Desafiamos estes dois grupos, de cerca de 30 adolescentes cada, a desenvolverem a atividade "Mapear e solucionar problemas".
Esta atividade, bastante positiva para descobrirmos as preocupações dos nossos jovens, propõem uma sequência com quatro momentos:
 
1º - Em 10 minutos, é pedido a cada participante que aponte individualmente, numa folha A4, todos os problemas que lhe passe pela cabeça. Podem ser problemas pessoais, da sociedade, local, do seu país ou a nível global. O objetivo deste primeiro momento é que sejam anotados o máximo de problemas possíveis. É valorizada a quantidade, mais que a qualidade.
 
2º - Em 10 minutos, agora em equipas de 4 a 5 elementos, cada elemento apresenta os problemas que anotou na sua folha.  É pedido a cada equipa para que escolha um problema que ache mais pertinente resolver.
 
3º - É neste terceiro momento que falamos da máquina. Cada uma das equipas é então desafiada, em 20 minutos, a desenhar uma máquina (o termo máquina pode ser encarado como uma aplicações, ferramentas mecânicas, entre muitas outras coisas) que resolva esse problema.
 
4º - No momento final, cada uma das equipas apresenta a sua linha de raciocínio, tomada de decisões e projeto final às restantes equipas. É um momento muito importante onde se descobrem soluções e partilham pontos de vista sobre problemas que são comuns a todos.
 
 
Esta atividade inspira-se na metodologia das três etapas do MyMachine Clássico, mas dá-lhe um twist que se adapta perfeitamente a jovens de idades mais avançadas. 
Vemos que as suas preocupações (independentemente das suas idades ou nacionalidades) são bastante idênticas e que a sua vontade em resolver pequenos grandes problemas faz já parte da sua natureza.