A segunda fase do projeto MyMachine consiste em levar os alunos da primária, no nosso caso do 1º ano, à universidade que criou parceria com o projeto. Temos a sorte de ter a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, com o seu departamento de Design de Produto, a dar-nos uma mão na interpretação, estudo e concretização de protótipos das máquinas idealizadas e desenhadas pelos alunos da primária.

Os alunos da primária têm uma sessão na universidade onde observam e escutam os protótipos realizados pelos alunos universitários, no intuito de se criar uma partilha de opiniões e aprimorar o protótipo que será enviado aos nossos parceiros que irão construir estas máquinas de sonho.

As seis máquinas propostas foram muito bem abraçadas pelos alunos da universidade (Lúcia, Joana, Diogo, Nuno, Catarina e João), os alunos do 1º ano adoraram os resultados obtidos.

É muito rico fazer parte de uma discussão sem hierarquias entre alunos de 6 e 7 anos e alunos universitários. Uns, repletos de uma criatividade destemida e efervescente, outros, pragmáticos, objetivos e apaixonados por ideias desafiantes e sem precedentes.

Obrigado aos alunos, aos professores, aos animadores, aos funcionários da ESAD que nos abriram as portas das suas oficinas para encantar os mais novos, ao motorista, e a todos os que permitiram que este projeto se venha a desenvolver desta forma tão inspiradora.

 

Agora está na hora de irmos construir umas máquinas.