Green 2.0.

O Green, máquina desenvolvida no MyMachine no ano letivo 2019/2020 pelos alunos do 1ºC, foi recondicionada a pedido dos alunos desta turma, agora já no 4º ano.

Depois de uma visita ao nosso atelier na Vila de Óbidos em Outubro 2022, os alunos do 4ºC do C.E. do Alvito pediram-nos ajuda para recondicionar a máquina Green, um dinossauro/dragão que foi idealizado e construído para dar apoio à ida e permanência no W.C.

A ideia que originou esta máquina era a de um simples botão (verde = disponível / vermelho = ocupado ) que desse a entender aos usuários das casas de banho se esta se encontrava ocupada ou não. Deste pequeno botão surgiu a ideia de se construir um dinossauro/dragão com luzes para iluminar a casa de banho e dar a entender se está ou não ocupada, uma boca que serve para armazenar o papel higiénico e, graças à sua estrutra de metal robusta, poder ser utilizada como banco para aceder com mais facilidade às torneiras e sabonete.

Depois de alguns anos em uso, esta máquina acabou por necessitar de alguns melhoramentos.

Decidimos então propor aos alunos do 4ºC um plano de cinco sessões:

1ª Sessão - Reconhecimento das características a serem melhoradas/alteradas, constituição de equipas por características a serem recondicionadas e metodologias de trabalho, onde cada equipa foi convidada a apresentar à turma as suas ideias e como as iria concretizar.

2ª Sessão - Começo da intervenção no Green. Retirar o material a ser alterado e recondicionado. Pequena reunião para percebermos o que era necessário adquirirmos e como poderia ser feito (se tínhamos que o comprar ou se poderíamos reaproveitar materiais).

3ª Sessão - Continuação da intervenção no Green.

4ª Sessão - Finalização das intervenções nas componentes a serem melhoradas e começo da montagem. Começo da pintura.

5ª Sessão - Finalização das pinturas e reunião para entendermos as decisões, percalços e soluções encontradas por cada equipa para o melhoramento do agora Green 2.0.

Agora, para além das suas luzes, da sua boca que dispensa papel higiénico, o Green tem umas novas rodas silenciosas, um recipiente/dispensa, na parte traseira, para guardar mais papel higiénico, sabonete e livros. Tem também um guarda-fatos. Toda a gente merece mudar de ares de vez em quando.

O Green 2.0. foi apresentado na exposição da Fábrica da Criatividade no C.E. do Alvito.

Aqui ficam algumas imagens deste projeto inspirador e, daquilo que sabemos, do único recondicionamento de uma máquina feito por alunos da mesma turma, a nível mundial do MyMachine.

Um grande obrigado à professora Carla Rosa e à atelierista Ana Mateus pela disponibilidade e ajuda neste projeto, sem vocês isto não teria sido possível.

Para a totalidade das imagens deste recondicionamento: https://www.facebook.com/MyMachinePortugal